
Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron), divulgou nesta semana o relatório final da 31º Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa que evidenciou um rebanho de 12.074.362 (doze milhões, setenta e quatro mil, quinhentos e trezentos e sessenta e dois). A Campanha, que teve inicio no dia 15 de outubro e terminou no dia 15 de novembro, foi considerada vitoriosa pela Agência Idaron.
Desde 2003, quando o estado foi declarado área livre de febre aftosa pela OIE (Organização Mundial de Saúde Animal), a Idaron vem fazendo um trabalho de monitoramento e vigilância da circulação do vírus da doença em todas as áreas onde há criação de bovídeos.
Depois dos proprietários vacinarem o seu gado, eles precisam declarar a vacinação nas Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsav’s) da Agência Idaron, que estão instaladas em 82 pontos espalhados pelo estado de Rondônia. Nesse momento, são atualizadas as informações cadastrais dos produtores, bem como, os rebanhos que estes possuem. Esse trabalho foi realizado até o dia 22 de novembro.
Concluída essa fase da campanha, comemoramos mais uma vez um pequeno número de inadimplentes, ou seja, produtores que não vacinaram ou não declaram seus rebanhos, que totalizaram 788 em um universo de 81.084 propriedade com bovídeos.
Segundo o Gerente de Defesa Sanitária Animal, Fabiano Alexandre dos Santos, a campanha foi um sucesso: “Mais uma vez o produtor de Rondônia demonstrou estar entre os mais comprometidos do Brasil, quando o assunto é prevenção da Febre Aftosa. Todas as medidas legais estão sendo tomadas para na apuração daqueles produtores que não declaram ou não vacinaram durante o período oficial de campanha, onde asseguramos que todos os animais sejam vacinados de forma assistida”, explica Fabiano Alexandre.
Para o presidente da Idaron Marcelo Henrique Borges, a adesão do produtor na campanha foi excepcional, isso diferencial Rondônia dos outros Estados, pois essa parceria direta entre a Agência e os produtores é muito importante. Não podemos esquecer outros parceiros importantes, como Emater, Seagri, o FEFA e as associações de produtores.
A Diretória da Agência Idaron também agradece aos produtores rurais que atenderam o chamado da Agência Idaron em mais uma Campanha, indo até os escritórios locais da Idaron e declarando sua vacinação e atualizando os dados de seu rebanho. Agora os produtores irão participar em abril de 2012 da 32º Campanha da Febre Aftosa, aonde serão vacinados bovinos e bubalinos com idade entre zero a vinte quatro meses.
Texto: Elaine Barbosa
Fotos: Sérgio Israel
0 comentários:
Postar um comentário