Quando a história dos viadutos começou em 2006 com as primeiras máquinas "rasgando" a BR 364, marcando assim o início das obras na presença do prefeito Augusto Plaça (PMDB) e do então presidente da Câmara de Vereadores, Ananias Pereira de Jesus (DEM), o aspecto era de alegria e felicidade, porque Pimenta Bueno passaria a ser uma das cidades mais organizadas de Rondônia, com dois viadutos que contribuiriam para um trânsito mais seguro e infinitamente melhor.
Mas o que se viu nos anos seguintes com a paralisação das obras foi o caos. Com a BR 364 "cortada" em dois lugares as carretas trafegaram pelas marginais, passando muito próximas ao comércio local, que por sua vez se viu em apuros por causa da poeira na época das secas, e por causa da lama na época das águas. Esse caos gerou manifestações, inclusive com fechamento da rodovia federal e bolo de aniversário com nariz de palhaço, além de faixas de protesto penduradas nos viadutos e arrancadas em poucas horas, além de incalculáveis reais de prejuízo.
Contudo, o ano de 2011 foi definitivo para a conclusão dos viadutos. Em 2010 o senador Valdir Raupp (PMDB) anunciou R$ 10 milhões que viabilizariam o término das obras, o que realmente aconteceu.
Atualmente pouca coisa está sendo feita em torno dos viadutos. Apenas pequenos reparos nos serviços de acabamento. As carretas voltaram a trafegar sobre o leito da rodovia federal, amenizando o tráfego pesado por dentro da cidade. Um mar de placas de sinalização foi instalado ao longo da BR no perímetro urbano pimentense.
Além de uma melhor organização no trânsito local um aspecto de modernidade e "novos tempos" tomou conta da cidade. O que um dia foi "mesa de sinuca", "pista para discos voadores" e motivo para todos os tipos de piadas, tanto por parte dos próprios pimentenses, quanto por parte dos municípios vizinhos, e sobretudo da população de Porto Velho, onde seis viadutos ainda estão em fase de construção, hoje são apenas "os viadutos de Pimenta Bueno".
O prefeito Augusto Plaça comemora a conclusão das obras ao passo que agradece ao senador Valdir Raupp por ter "adotado os filhos bastardos que ninguém queria assumir", pois mesmo sem ter muito o que fazer teve que ir dezenas, ou centenas de vezes às rádios da cidade para dar explicações que, geralmente não eram de sua alçada.
"Hoje não se ouve mais falar nos viadutos da forma que se falava no começo do ano, e aconteceu o que a gente já sabia que ia acontecer, ou seja, a maior parte da população está feliz com os viadutos; a maior parte dos condutores é da opinião que o trânsito ficou melhor, e agora, como se vê, tudo está caminhando para o que se pretendeu inicialmente", desabafa o prefeito.
O administrador lembra que ainda falta ser executado o projeto de Mão Única que o município quer implementar com recursos que insistentemente tenta arrancar do Governo do Estado. "Quando conseguirmos implantar o projeto de Mão Única em Pimenta Bueno, regularizando totalmente o trânsito no interior da cidade com os viadutos, aí sim poderemos até ser uma referência de trânsito em Rondônia, diminuindo o número de acidentes e, consequentemente contribuindo para que vidas sejam salvas e sequelas evitadas", conclui Augusto Plaça.











Fonte: rondoniaemgeral.com
|
0 comentários:
Postar um comentário