Radio Web

domingo, 11 de março de 2012

Inoperância do Hospital Regional de Cacoal é discutida por vereadores da região.


Denominada de Manifesto das Câmaras Municipais de vereadores que integram as regionais de saúde de Rolim de Moura e de Cacoal, em prol do Hospital Regional de Cacoal, foi realizada na manhã desta segunda feira 05, na plenária da Câmara Municipal de Espigão do Oeste uma reunião com dezenas de vereadores de municípios circunvizinhos para discutirem a busca de uma solução para os problemas que enfrenta a saúde pública da região, diante da inoperância do Hospital Regional de Cacoal.

O presidente da Câmara Municipal de Pimenta Bueno, Vereador Rodnei Pedroso (PMDB), participou e discutiu juntamente com os parlamentares a situação, destacando as dificuldades que os pacientes pimentense que são encaminhados para aquela unidade sofrem.

De acordo com os parlamentares, a regional representa 30% (trinta por cento) dos municípios do Estado de Rondônia e apesar do alto investimento do Estado na construção do Hospital, como o alto custo mensal gasto em sua manutenção, como a folha de pagamento estimada em R$. 4.000.00000 (quatro Milhões de reais), além dos gastos com as demais despesas fixas, no entanto embora todos estes gastos, os mesmos não estão se convertendo em benefício a comunidade, pois os usuários não estão recebendo os serviços públicos de saúde.

Na reunião foi questionado que não estão sendo realizados exames próprios daquela unidade, tidos como de alta complexidade, tais como tomografia, ressonâncias dentre outros. Também não estão sendo realizados os agendamentos para as consultas com especialistas, obrigações estas do Hospital Regional de Cacoal, enfim todos os procedimentos que deveriam ser realizadas na regional de Cacoal, estão sendo encaminhados para Porto Velho.

Os representantes do povo querem que o Hospital Regional de Cacoal atinja os fins a que se destina. Os parlamentares disseram que é inaceitável que o Hospital Regional não preste os atendimentos que são de sua obrigação. Os Secretários Municipais, por sua vez, dizem estar “impossibilitados” de resolverem a questão, pois para todos os procedimentos é necessário o “aceite” do Hospital Regional.

Os vereadores reclamam que os usuários da saúde dos municípios da região estão sem atendimento, com seus problemas de saúde agravados em face da falta de atendimento e é preciso que o Hospital Regional realmente se torne REGIONAL, ou seja, que realmente atenda a POPULAÇÃO DA REGIÃO.

Assim, os Vereadores das Regionais de Rolim de Moura e Cacoal, pleiteiam com a urgência que o caso requer que seja agendada uma reunião em Cacoal com a presença do Secretário de Estado da Saúde, do Chefe da Casa Civil, do Diretor do Hospital Regional de Cacoal, dos Secretários Municipais de Saúde e dos representes das Câmaras Municipais das regionais acima citadas.

Para o agendamento desta Reunião foi eleita uma comissão composta dos seguintes Membros: Décio Barbosa Lagares - Presidente da Câmara de Espigão do Oeste, Rodnei Pedroso – Presidente da Câmara de Pimenta Bueno, Jairo primo Benetti - Presidente da Câmara de Rolim de Moura, José Antonio Justiliano dos Santos - Presidente da Câmara de Santa Luzia do Oeste e Aroudo de oliveira Laurindo - Presidente da Câmara de Nova Brasilândia do Oeste.

Rodnei Pedroso, que assinou como membro da comissão disse que todos os vereadores do município de Pimenta Bueno serão convidados a participar dessa reunião que será marcada para acontecer na cidade de Cacoal, pois todos são representantes do povo, eleitos pelo povo, e assim fortalecer ainda mais a luta pela causa.





Fonte: Correiopimentense.com.br

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Online Project management